sexta-feira, 31 de julho de 2009

Porque nascem tantos hentais?

É um mercado que dá dinheiro, obviamente. O mercado de conteúdo adulto é poderoso, mas tão poderoso que quando havia a briga HD-DVD x Blu-Ray, dizem que 2 nichos iriam decidir a disputa: o pornô que tava apostando no HD-DVD e os games que tavam apostando no Blu-ray.

E também os mangás também estão conquistando mercados. Somando essas coisas, os mangás de conteúdo adulto conquistam espaço como movimento natural do mercado. Ah, sim, nem tudo que é mangá erótico ou adulto (uma coisa não é outra) é hentai, tem por exemplo o gênero Yaoi, de homossexualidade masculina. Porém, como a maior parte do mundo é de cultura patriarcal/machista, é o hentai que vai se expalhando.

Mas há mais um fator: para os mangakás (os autores de mangás) Hentai é muitas vezes a porta de entrada para o mundo dos mangás e uma retaguarda para os tempos de vacas magras.

Em outras palavras, Não só autores que gostam ou se especializam no gênero produzem, muitos iniciantes produzem hentai para início de carreira e muitos veteranos que se especializaram em outros gêneros também o fazem para ganharem uma grana extra.

No mundo do cinema e TV, atores/atrizes escondem quando começaram a carreira por produções pornôs (como a Vera Fischer) e os veteranos evitam essa via temendo má repercussão (Leila Lopes foi corajosa quando entrou para as Brasileirinhas).

Enquanto isso, é como se no mundo dos mangás ninguém tivesse muita vergonha por ter feito hentai, mesmo quando são autoras mulheres (e lembrando que os hentais são basicamente produção para público masculino).

Por exemplo, nas imagens ao lado temos trechos da entrevista com a mangaká Hitsuko Hara para a "Manga Tekunikku" (págs 124-125) em que ela diz que continuou a produzir mangás eróticos mesmo algum tempo após ter tido filho, mas que pretende parar pois não se sente à vontade com o gênero.

O que acho curioso é que já vi hentai que provavelmente era produzido por aspirante a shojo mangá (mangá para meninas). O traço era de shojo e havia aquele clima romântico, mas com sexo explícito e que acontecia repentinamente.

E do mesmo modo, tem hentai sendo produzido por aspirante a mangá de ação, cômico, histórico, etc. É de fato curioso: são mangás com introdução e traços que tentam mostrar a aptidão do artista para o gênero com que quer trabalhar no futuro, mas no meio inserem sexo para ser encaixado no gênero hentai.

Não tenho dados, mas acho que do mesmo modo que atores/atrizes pornôs tentam interpretar bem para mostrar sua performance para futuras produções não-pornôs, imagino que os mangakás também incluem sua produção hentai no seu currículo para mostrar que tem capacidade para fazer aventura, comédia, etc.

POR QUE O HENTAI É UMA PORTA DE ENTRADA PARA O MANGÁ?

- Provavelmente conta como participação numa publicação o que é sempre bom para o currículo do artista

- Some-se à isso que aparentemente não é vergonha ter passado por esse gênero (o mangá Hellsing - que até virou animação depois- originou-se a partir da versão hentai!)

- As histórias podem ser curtas, o que é sempre mais fácil de planejar que as séries longas semanais ou mensais. Após a publicação nos títulos semanais ou mensais (aqueles volumes em papel de baixa qualidade que parecem listas telefônicas), as histórias ganham antologia, geralmente por autor. Ter cerca de 200 páginas lá é considerado pouco pois só origina um volume tipo "tankoobon", que é o nome das antologias em formao menor e com qualidade um pouco melhores

- Claro que o fato das histórias poderem curtas traz vantagens editoriais também, o que facilita a publicação. Imagino que para um editor de hentai é mais fácil trabalhar pois se um autor não consegue terminar o trabalho a tempo, ele pode recorrer facilmente a outro sem se preocupar com a continuidade da série (já que as histórias costumam ser "yomikiri", ou seja, começam e terminam num episódio só)

- Os desenhos precisam ser pornográficos e minimamente excitantes, contudo, não é preciso saber técinicas avançadas. Já vi um hentai que o autor parecia que só sabia desenhar as pessoas de frente, costas e lado, não conseguindo fazer a visão de diferentes ângulos. E com muitos personagens aparecendo de corpo inteiro (e de pé) os quadros eram muito alongados, e a impressão era de que foi desenhado primeiro os personagens de corpo inteiro para desajeitadamente pensar em completar a página com cenas que dessem algum movimento à história e explicassem porque de uma cena passou à outra... Mas como conseguiu desenhar cenas de sexo nesses ângulos e o desenho era minimamente bonito, tinha conseguido publicar, mas faltava desenvolver muito como artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário